Ndalatando - Mais de 400 habitantes da sede do novo município de Caculo Cabaça e arredores, na província do Cuanza- Norte, vão beneficiar, este ano, de um novo sistema de abastecimento de água potável, em construção desde a primeira quinzena deste mês.
A informação foi prestada à ANGOP, hoje (terça-feira), na vila de Caculo Cabaça, pelo administrador municipal interino, Orlando Amadeu Congo.
As obras, indicou, contemplam a construção de um novo sistema com capacidade para 300 metros cúbicos de água, a partir de uma nascente.
O sistema vai abastecer a vila de Caculo Cabaça e o sector com o mesmo nome, há 500 metros.
O responsável não adiantou os custos das obras nem o prazo de execução, tendo afirmado que, a julgar pelo empenho do empreiteiro, espera-se que as mesmas estejam concluídas no mais curto espaço de tempo.
No entanto, Orlando Congo informou que mais de dois mil populares na sede municipal e nas aldeias de Capelo, Bondo de Capelo, Quinbango e Quipete estão privados do abastecimento de água potável, há mais de quatro anos, devido à inoperância do sistema.
Os habitantes da sede municipal estão, também, privados de energia eléctrica, desde Agosto do ano passado, devido a uma avaria no gerador.
Caculo Cabaça era, até Setembro de 2024, uma comuna adstrita à Banga, que foi elevada à categoria de município no âmbito da nova Divisão Político Administrativa (DPA) do país.
A circunscrição está limitada a Norte pela comuna de Cariamba (município da Banga), a Sul com o município do Lucala, a Este com o de Samba Caju e a Oeste com a sede municipal da Banga.
Possui 390 quilómetros quadrados e uma população estimada em dois mil e 401 habitantes, distribuídos em 18 aldeias. DS/IMA/SEC