Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Novo sistema de água do Soyo absorve mais de 60 milhões de euros

     Sociedade              
  • Zaire • Quarta, 27 Novembro de 2024 | 15h32
Maquete do futuro sistema de abastecimento de água potável do Soyo, província do Zaire
Maquete do futuro sistema de abastecimento de água potável do Soyo, província do Zaire
Pedro Vidal

Soyo - Sessenta e um milhões, 816 mil e 556 euros serão aplicados, nos próximos três anos, na construção do novo sistema de abastecimento de água potável do município do Soyo, província do Zaire, com a capacidade de 1.200 metros cúbicos/hora.

O auto de consignação da concessão e construção deste projecto foi realizado esta quarta-feira, na cidade do Soyo, sendo a empreiteira chinesa Xing An International. Lda a responsável pela sua execução, ao passo que a fiscalização está a cargo da empresa Cazeze Wengy. Lda.

Estão previstas 19 mil novas ligações domiciliares para beneficiar cerca de 95 mil consumidores, cujo sistema será erguido na zona ribeirinha da lagoa de Vuandembo, periferia da cidade do Soyo.

Neste mesmo leito encontra-se o actual sistema de captação que tem uma capacidade de apenas 215 metros cúbicos/hora e com mil e 915 ligações domiciliares.

Na sua fase de construção, o novo sistema de água potável deverá criar cerca de 240 postos de trabalho, dos quais 40 para expatriados.

O mesmo projecto faz parte de um pacote de 76,1 milhões de euros, autorizado por Despacho Presidencial que inclui, também, a concepção e construção do sistema de abastecimento de água na comuna da Musserra, município do Nzeto.

O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que testemunhou o acto de consignação, destacou o empenho do Presidente da República, João Lourenço, para a concretização deste projecto, considerando-o necessário para responder à demanda da população e ao desafio da industrialização do Soyo.

Destacou o facto de a água potável abundante poder contrapor patologias infecciosas de foro digestivo como a cólera e outras doenças diarreicas agudas, pelo que apelou à empreiteira chinesa a cumprir com os prazos acordados (31 meses) na execução e conclusão da obra.

Instou, igualmente, à empresa fiscalizadora a fazer cumprir os padrões de qualidade exigidos para este tipo de projecto, assim como às estruturas administrativas locais a acompanhar o curso da sua execução.

A cerimónia de consignação prossegue, ainda hoje, na comuna da Musserra, Nzeto, onde também será lançado um outro projecto da concepção e construção do sistema local de água potável para os habitantes locais. PMV/JL

 

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Novo administrador do Quéssua elenca prioridades

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 14h07

Guterres pede respeito pela soberania da RDC 

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 13h04

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+