Luanda – O novo secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas de Angola (SJA), Pedro Miguel, apontou, esta sexta-feira, em Luanda, como prioridade durante o seu mandato a construção da sede nacional, bem como a aplicabilidade efectiva do qualificador ocupacional, nos órgãos de Comunicação Social.
Em entrevista à imprensa, no âmbito da tomada de posse dos novos membros deste órgão sindical, sublinhou que, ao mesmo tempo, o sindicato vai olhar para a base de filiados, no sentido de atrair aqueles que ainda estão cépticos em fazer parte da organização.
Pedro Miguel referiu ainda que continua a ser uma preocupação do SJA a questão da liberdade de imprensa, de expressão e a alegada censura que acontece a nível de certas redacções dos órgãos de Comunicação Social.
Por sua vez, o secretário-geral cessante, Teixeira Cândido, recomendou ao sucessor a mobilização da classe para que se continue a “lutar”, para que o qualificador e a carreira possam funcionar.
Teixeira Cândido disse ainda ser necessário que as direcções dos órgãos de Comunicação Social públicos/privados possam ter as carreiras profissionais como uma “questão sagrada da sua gestão”, por ser um instrumento fundamental para poderem reter o êxodo dos quadros.
A cerimónia de investidura dos novos representantes da classe jornalística angolana, decorreu no Centro de Formação de Jornalista (CEFOJOR), com a presença de vários profissionais da comunicação social.
Eis a lista dos empossados:
Mesa da Assembleia-Geral
Presidente – Faustino Henriques
Secretariado Executivo
Secretário-geral – Pedro Manuel
Secretário-geral Adjunto – André Mussama
Secretário para Administração e Finanças – Bartolomeu António
Secretário para Assuntos Jurídicos – Fonseca Bengui
Secretário para os Assuntos Institucionais – Zacarias Miguel
Vogal – Manuel Chamata
Conselho Fiscal
Presidente – Manuel Luamba
Secretária – Miriam Jay
Conselho de Ética e Deontologia
Presidente – Ernesto Mário Maiato
Quanto aos outros membros eleitos no VII – Congresso que decorreu a 28 de Setembro do ano em curso, tomaram posse em outra altura, para um mandato de quatro anos (2024/2028).
O actual secretário-geral do SJA, Pedro Miguel venceu pela lista A, com 67 votos que correspondem a 55,83 por cento, contra 22 votos (18,33%) do candidato da lista B, Vitorino Matias Utchica.
O Sindicato dos Jornalistas de Angola (SJA) foi constituído em 1992.ANM/SEC