Luanda - O novo Conselho de Administração (CA) da Agência Angola Press (ANGOP) tomou posse esta quarta-feira, em acto presidido pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.
Foram empossados o presidente do Conselho, Josué Salusuva Isaías, e os administradores executivos para as áreas de Administração e Finanças, Engrácia Bernardo, de Conteúdos, Elias José Tumba, Técnica, João Simão, e para a Área de Multimédia, Geraldo Ambrósio Quiala.
Tomaram igualmente posse as administradoras não executivas Leona Capindissa e Ilda das Dores Fernandes.
Durante o acto, o ministro Mário Oliveira encorajou o novo PCA da ANGOP a apostar na contínua formação dos profissionais, para informar, cada vez melhor, os cidadãos.
O governante defendeu a necessidade de se criar condições para a construção da nova sede da ANGOP que funciona em instalações arrendadas e sem condições adequadas.
Por sua vez, o presidente do CA da empresa, Josué Salusuva Isaías, disse que, para além da construção de novas instalações, será dada prioridade à expansão dos serviços noticiosos em todo o país.
De acordo com o gestor, o actual edifício já não oferece condições laborais para os profissionais, uma vez que boa parte dos subsídios financeiros alocado à Agência são gastos na reabilitação das instalações.
Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de tomada de posse, avançou que o assunto será prioridade, tendo em conta que o órgão está em contínuo crescimento, reflectido, sobretudo, na aposta de conteúdo multimédia.
“Precisamos de espaços para acomodar todos os serviços em melhores condições”, referiu Josué Isaías, que disse estar em curso um programa de implementação de delegações e subdelegações da empresa em várias localidades do país.
Destacou, a esse respeito, as subdelegações nos municípios do Soyo, Lobito, Dondo, Matala, Luau e Namacunde, onde o Estado angolano tem grandes projectos, desde os caminhos-de-ferro, agricultura, minas, energia e turismo.
O novo Conselho de Administração da ANGOP foi nomeado por despacho presidencial no dia 04 de Julho deste ano.
Fundada em 1975, a ANGOP é a única agência de notícia do país. Está implantada nas 18 províncias e tem correspondências na África do Sul e em Portugal.
Os seus serviços são difundidos em português, francês, inglês e espanhol, nos formatos de texto, vídeo, áudio, além de fotografia e infografia.ANM/MCN