Novo administrador do Andulo prioriza energia e água

     Sociedade              
  • Bié • Sexta, 26 Julho de 2024 | 14h39
Novo administrador do Andulo,  Justino Kassona Covi (à dir.)
Novo administrador do Andulo, Justino Kassona Covi (à dir.)
DR

Cuito – O alargamento da rede de distribuição e fornecimento de energia e água às populações constitui o grande desafio do novo administrador do Andulo, Justino Kassona Covi, empossado no cargo, nesta sexta-feira, pela governadora provincial do Bié, Celeste Adolfo.

Nomeado na quinta-feira, Justino Kassona Covi anotou que esta municipalidade ainda regista insuficiência nestes bens, que são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer comunidade.

Nos dias actuais, o fornecimento de energia eléctrica é feito à base de grupos geradores, em número e capacidade ainda muito reduzidos.

Entre os grandes desafios, está a construção de uma central térmica com 2.2 MW de potência e nove Km de rede de média tensão e 19.6 Km de baixa tensão para ligações domiciliares e iluminação pública.

Outro projecto é a central híbrida (Solar e térmica) para injecção de mais 2.2 MW, totalizando 4.4 MW.

Quanto à água, o principal sistema de abastecimento é por captação, tratamento e distribuição, mas está longe de cobrir a necessidade. As outras fontes de abastecimento de são as cacimbas/poços e a água dos rios.

Justino Kassona Covi elencou ainda a reabilitação das estradas secundárias e terciárias, com vista a melhorar a circulação de pessoas e bens, com destaque para o escoamento dos produtos do campo para as zonas comerciais.

O novo representante da Administração do Estado no Andulo prometeu também  trabalhar  nos sectores da saúde e educação, para se mitigar as dificuldades  que ainda se registam.

A nível da saúde, fez saber que o sector, com mais de 30 unidades, ainda enfrenta escassez de quadros, o que tem dificultado o atendimento às  populações.

Já na educação, com mil e 600 funcionários e 169 escolas, o sector apresenta ainda uma comunidade estudantil fora do sistema de ensino estimada em mais de 20 mil crianças.

O novo administrador municipal do Andulo, Justino Kassoma Covi, que coordenava a Comissão  Ordinária de Gestão do Município do Andulo, na qualidade de administrador municipal para o Sector Político, Social e das Comunidades, substitui  no cargo a actual governadora da província.

Será  coadjuvado por Claudeth Raquel Kapiñgala, administrarora-adjunta para o Sector Político, Social e das Comunidades, empossada no mesmo acto, bem como Amílcar de Castro Borge, administrador-adjunto para o Sector das Infra-estruturas e Serviços Comunitários, que vem do consulado passado.

O Município

Com mais de 300 mil habitantes, o Andulo foi elevado à categoria de cidade a 13 de Julho de 1971.

Com uma extensão de dez mil e 700 quilómetros quadrados, o município do Andulo dista a 130 quilómetros a Norte do Cuito, distribuído em quatro comunas (Andulo-sede, Calussinga, Cassumbe e Chivaúlo), 57 povoações e 583 aldeias.

A população é maioritariamente camponesa e dedica-se às culturas do milho, trigo, arroz, tubérculos, ginguba e café arábico.

Produz também, em pequena escala, o gergelim, feijão manteiga e feijão-frade e citrinos, além de se dedicar à criação de gado.

Ainda hoje, a governadora empossou Carlos Ulombe, como consultor para área Política  e das Comunidades do seu gabinete.

Na sua intervenção, a governadora apelou ao novo administrador municipal maior comprometimento no cumprimento das suas tarefas.

Lembrou sobre os enormes desafios da Administração do Andulo, que serão possíveis de serem superados com a vontade de trabalhar.

Para o consultor, disse contar com o seu contributo e conselhos para a eficiência  e eficácia  da sua governação em prol do desenvolvimento da província  e melhoria das condições sociais dos cidadãos. VKY/PLB



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+