Nova governadora do Bié apresentada à população local

     Sociedade              
  • Bié • Sexta, 19 Julho de 2024 | 15h44
Acto de apresentação pública da nova governadora do Bié
Acto de apresentação pública da nova governadora do Bié
Leonardo de Castro

Cuito – A nova governadora da província do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, foi hoje, sexta-feira, apresentada à população local, em acto orientado pelo Ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca.

O evento decorreu no Pavilhão do Sporting do Bié, na cidade do Cuito.

Antes, Celeste Adolfo recebeu do seu antecessor, Pereira Alfredo, as pastas e a chave da província.

Por parte dos membros do governo, recebeu alguns instrumentos, como enxada, almofariz, peneira, cabaça e outros, como símbolo de todo trabalho que irá realizar para o desenvolvimento da província.

No seu primeiro contacto com a população, Celeste Adolfo, disse que,  apesar dos ganhos já então alcançados em 22 anos de paz, há pela frente enormes desafios em todos os sectores da vida socioeconómica da província.

Na agricultura, por exemplo, referiu que vai redobrar, por um lado, os esforços para se atingir a auto-suficiência alimentar e, por outro, trabalhar para que a província seja uma das maiores cadeias na produção de bens alimentares de consumo nacional no país.

No sector de energia e águas, dará primazia na conclusão dos projectos em curso e, posteriormente, traçar novas empreitadas de distribuição desses bens.

Na educação, prevê ainda dar seguimento na construção de mais salas de aula bem como advogar junto do ministério o aumento de mais professores, para se reduzir o número de crianças fora do sistema normal de ensino.

Já na saúde, apontou a concretização do programa de construção de quatro hospitais municipais, a conclusão das obras do hospital provincial e outras novas unidades sanitárias, que verão também acrescidos o número de técnicos.

Na questão das estradas, disse que tem como principal desafio a conclusão dos troços Cuito/Catabola/Camacupa, Calussinga/Mussende bem como a terraplanagem das estradas terciárias a nível de todo o território.

As infra-estruturas integradas do Cuito e Cunje, conclusão da asfaltagem das sedes municipais e o estancamento de ravinas também constam das prioridades da nova governadora do Bié.

Outros desafios estão também ligados ao empoderamento económico das famílias, através do fomento ao auto-emprego, o reforço do subsistema do ensino superior, comércio, indústria, cultura, desporto, ambiente, justiça, defesa e segurança e de toda a administração pública.

Para isso, advogou, precisa contar com o apoio de todos.

Na ocasião, o ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, disse que, apesar de assumir as funções num momento delicado da economia nacional, Celeste Adolfo saberá dar continuidade nas transformações da província a seu modo.

“É por sua audácia e dinamismo que o Titular do Poder Executivo, João Lourenço, confiou nas suas capacidades”, realçou.

Ao governador cessante, Pereira Alfredo, que assume cargo igual na província do Huambo, o ministro agradeceu os seus feitos por tudo quanto conseguiu fazer no Bié, sensivelmente, num período de cinco anos e 10 meses.

Sociedade civil expectante com a transição

A sociedade civil biena mostrou-se expectante com a transição face aos avanços significativos nas determinadas áreas cruciais e sensíveis, como na educação, ensino superior, saúde e infra-estruturas.

Mário Carlos, que falou em nome da sociedade civil no acto, destacou a visão e esforço do governador cessante, Pereira Alfredo, que foram essenciais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Saudou com entusiasmo a nomeação da nova governadora, salientando que, com carisma e optimismo, a província alcançará novos patamares de desenvolvimento e prosperidade.

Com isso, encorajou o fortalecimento ainda mais dos laços entre o governo com a sociedade civil, criando conexões afectivas para uma liderança inovadora, de modo a enfrentar todos os desafios do presente e do futuro.

Nomeada na segunda-feira última e empossada na quarta-feira (dia 17), pelo Presidente da República, João Lourenço, Celeste Elavoco David Adolfo, de 49 anos, é a segunda mulher a governar a província do Bié, depois de Cândida Celeste da Silva, que ficou de 2008 a 2009.

Licenciada em Psicologia da Educação e Pós-graduada em Gestão de Administração Pública, Celeste Adolfo era, até então, administradora do município do Andulo, cargo que ocupava desde 2017.

Natural do município do Cunhinga, a nova governadora substitui Pereira Alfredo que esteve no “cadeirão máximo” da província desde 2018.

Por esta província já passaram dez governadores:

Amílcar Saraiva de Figueiredo (1976-1977)

Fernando Faustino Muteca (1977-1979)

João Baptista JambaYemina (1979-1982)

João Marques Monocapui Bassovava (1982-1986)

Marcolino José Carlos Moco (1986-1987)

Luís Paulino dos Santos (1987-2002)

José Amaro Tati (2002-2008)

Cândida Celeste da Silva (2008-2009)

Álvaro Manuel de Boavida Neto (2009-2018)

Alfredo Pereira (2018- 2024)

Com uma área de 70 mil 314 quilómetros quadrados, a província do Bié, localizada na região Central de Angola, tem uma população estimada em perto de dois milhões de habitantes, distribuídos em nove municípios, nomeadamente Andulo, Chitembo, Catabola, Camacupa, Cuemba, Cunhinga, Chinguar, Nharea e  Cuito, esta última capital da província. LB/PLB



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+