Luanda - A nova governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, apontou hoje, (sexta-feira), o aumento da qualidade da assistência médica e a melhoria do saneamento básico como uma das prioridades do seu plano de governação.
Ana Paula de Carvalho fez estas declarações durante a cerimónia de passagem de pastas que decorreu no Salão Nobre do Governo da Província de Luanda (GPL), realçando que os dois factores têm preocupado os munícipes, sobretudo os resíduos sólidos que tem provocado doenças com consequências nefastas na vida dos cidadãos.
A governadora apontou ainda para o seu plano de governação o ensino, os serviços públicos, a recuperação das estradas, habitação, emprego como prioridades e que o Governo Provincial de Luanda (GPL) precisa de estar a altura para dar resposta a estas situações.
Durante o seu discurso, a governante realçou a governação participativa e próxima dos cidadãos, onde é preciso colocar os meios num regime de prontidão para responder, de forma eficaz, os anseios da população e identificar aquelas que são as maiores preocupações.
A governante reconheceu que conta com o capital humano e o apoio de todos os munícipes para vencer os desafios que lhe espera, admitindo que liderar a província de Luanda é um acto exigente, mas mostrou-se confiante quanto a possibilidade de elevar a cidade capital para um local de referência.
Já a governadora cessante Joana Lina, que manifestou a sua disponibilidade em colaborar com Ana Paula de Carvalho, pediu a todos os funcionários, colaboradores e técnicos do GPL que continuem a dar o apoio necessário à nova governadora e que olhem para um bem maior que é a província de Luanda.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro Administração do Território Marcy Lopes, contou com a presença dos directores províncias, e administradores municipais.
Joana Lina foi exonerada do cargo de governadora provincial de Luanda pelo Presidente da República, João Lourenço, na quarta-feira, e em seu lugar foi nomeada Ana Paula Chantre Luna de Carvalho.
Antes, o Presidente da República exonerou Ana Paula Chantre Luna de Carvalho do cargo de secretária de Estado para o Ordenamento do Território.
A então governadora provincial de Luanda, Joana Lina, tinha sido nomeada, por decreto presidencial, em 26 de Maio de 2020.
Luanda conta com uma população estimada em sete milhões 976 mil 907 habitantes numa área territorial de 18 mil 826 quilómetros quadrados, sendo a província mais populosa e densamente povoada do país com os municípios de Luanda, Cacuaco, Viana, Kilamba-kiaxi, Talatona, Belas, Cazenga, Icolo e Bengo e Quiçama.