Luanda – O presidente da comissão executiva da Nossa Seguros, Alexandre Carreira, afirmou na sexta-feira, em Luanda, que a primeira edição da Hackathon promove a inovação e o desenvolvimento da tecnologia com o envolvimento da juventude angolana.
Segundo o responsável, a iniciativa tem como fito desenvolver talentos locais e encontrar soluções para este sector.
O presidente falava na abertura da jornada segura Hackathon, a decorrer de 29 de Novembro a 1 de Dezembro, com a participação de 40 jovens angolanos.
Disse que os estudantes das diversas instituições de ensino, que participam do evento, serão acompanhadas por doze mentores que vão velar pela parte de negócio, desenvolvimento de software e design.
Referiu que, posteriormente, a banca de juro fará a avaliação da melhor solução criada pelos estudantes de instituições como o Instituto Privado de Telecomunicações, Instituto Industrial, ITEL, Óscar Ribas, entre outros.
Alexandre Carreira disse que vão continuar a promover diversas iniciativas, no intuito de solucionar os problemas locais.
Sobre o assunto, o director-geral do Instituto de Telecomunicações (ITEL), Cláudio Gonçalves, informou que o primeiro classificado terá entre 800 mil a um milhão de kwanzas.
Sustentou que a plataforma reflecte o compromisso de criar oportunidades para os jovens, de modo a resolver os problemas reais por meio da inovação e da tecnologia.
Para o director, o Hackathon visa fomentar o talento dos jovens em Angola, promovendo a colaboração interdisciplinar.
Sustentou que a plataforma desenvolvida pela Nossa Seguros e ITEL surge da necessidade de transformar ideias em soluções criativas, de modos a resolverem problemas comunitários.
Acrescentou ainda que os jovens enfrentam um desafio na criação de uma plataforma integrada, para assistência de viagens, abrangendo serviços essenciais como robôs, transporte, bombeiros, entre outros.
Aos participantes, o director-geral pediu entrega e empenho neste programa. AB/OHA