Moçâmedes – O Estado angolano está engajado na materialização de políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento integral da juventude, com realce para a implementação de programas de orientação económica, afirmou hoje, sexta-feira, em Moçâmedes, o secretário de Estado para a Juventude, Francisco Boaventura Chitapa.
Falando no acto central do Dia Nacional da Juventude, que a capital do Namibe acolheu, o responsável sublinhou que essas acções visam facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho, mediante a formação profissional, com o consequente fomento do auto-emprego, empreendedorismo juvenil, promoção do cooperativismo e da educação financeira.
“O Programa de orientação social da juventude visa melhorar a qualidade de vida dos jovens, no sentido de prevenir o surgimento de comportamento de risco que os afectam, como a delinquência, a gravidez precoce, o alcoolismo, a prostituição, imediatismo e as doenças sexualmente transmissíveis”, acrescentou.
Reconheceu ainda que nos últimos tempos a juventude tem enfrentado “grandes” desafios, sobretudo, no domínio de acesso aos serviços sociais básicos, na saúde, educação, habitação e emprego, um quadro que preocupa o Executivo, mas que o Ministério tem trabalhado na medição para realizar os anseios e as expectativas destes.
“Em relação a habitação, o Executivo continua a empenhado em garantir a implementação da quota de 20% para os jovens em todos os projectos habitacionais públicos, o que tem realizado o sonhos de muitos de obtenção da casa própria, tendo esse processo beneficiado até ao momento mais de oito mil jovens nas 14 centralidades do país”, salientou.
Para além das políticas já existentes, o secretário de Estado para juventude salientou que o Executivo irá trabalhar em infra-estruturas e terrenos para a auto-construção dirigida, sublinhando que a solução dos problemas dessa franja passa por uma articulação entre os diferentes departamentos ministeriais, com os quais o de tutela tem trabalhado para proporcionar um futuro melhor.
Lembrou que Angola é uma Nação democrática e de direito, onde cada um goza de liberdade, pelo que precisa de uma juventude comprometida com a causa da preservação das grandes conquistas alcançadas, como a independência nacional e a paz, por isso é necessário trabalhar continuamente para a moralização e harmonização da sociedade.
Boaventura Chitapa considerou o 14 de Abril como uma data “memorável” que homenageia o “melhor recurso estratégico do país, a juventude, constituindo por isso, num marco importante de reafirmação e reconhecimento do seu papel como factor indispensável para o seu desenvolvimento.
Este ano, conforme o dirigente, foi definido o lema “juventude patriótica, solidária e desenvolvida”, que ajuda a reflectir as necessidades e voltar às origens, tal como defendeu o Presidente António Agostinho Neto.
Na ocasião, a governadora em exercício do Namibe, Anica de Sousa, salientou que para o desenvolvimento harmonioso do país é imprescindível que a juventude seja activa, proactiva e participativa em suas comunidades e na sociedade, em geral.
Apontou a necessidade dos jovens refletirem o engajamento em questões nacionais e demonstram amor e comprometimento com seu país.
Garantiu ainda que o governo do Namibe definiu no plano de trabalho, acções prioritárias para a juventude, com particular destaque ao acesso a formação básica de qualidade e técnico-profissional, programa de fomento ao auto-emprego que já gerou mais de cinco mil empregos.
Para a responsável. “é fundamental que haja um diálogo aberto de paz e contínuo entre o Governo e a juventude, para o alcance de um futuro melhor e próspero para todos os angolanos.
O acto central contou com um momento cultural com artistas nacionais e da praça local, como Kiaku Kyadaff, Maya Zuda, Rei Loy, Dj Loló, Aércio Miller, Super Muteca, Puto Pai e Esio do Dadão. FA/MS