Moçâmedes - A província do Namibe concluiu os seus projectos de infra-estruturas do sector da saúde erguidos no âmbito do PIIM, com a entrada em funcionamento das duas últimas unidades sanitárias, designadamente, um centro de saúde na Lucira e um hospital municipal na Bela Vista, todos em Moçâmedes.
Trata-se do Centro de Saúde “António João Crisóstomo”, às margens da baía das Luciras ou baía de Santa Marta, local importante para a pesca marinha e para a prática de ecoturismo e turismo desportivo, bem como do Hospital Municipal “Manuel Francisco da Silva Clemente”.
Este último está localizado, no bairro da Bela Vista, na sede do município de Moçâmedes, capital provincial do Namibe.
Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, Coríntios Miguel, são duas unidades apetrechadas com equipamentos de alta tecnologia ligados aos vários serviços de especialidades do sector da Saúde como ortopedia, oftalmologia, bloco operatório, fisioterapia, pediatria, ginecologia e outras que "estão a facilitar o atendimento humanizado junto aos populações".
As duas unidades comportam, respectivamente, 40 camas e 110 camas, perfazendo um total de 19 projectos já concluídos no âmbito da carteira de execução do PIIM (Programa Integrado de Intervenção nos Municípios) para o sector da saúde.
Com a sua conclusão e entrada em funcionamento, a província do Namibe passa a ter 119 unidades sanitárias, sendo três hospitais provinciais, seis hospitais municipais, 21 centros de saúde, 89 postos de saúde e um Depósito Provincial de Medicamentos e Equipamentos.
Segundo o responsável do Gabinete Provincial, este aumento de infra-estruturas sanitárias trouxe uma variação significativa no volume de assistência, na reportagem de dados, bem como na morbi-mortalidade.
O sector da saúde a nível da Província do Namibe, com as novas infra-estruturas construídas no âmbito do PIIM, apresenta uma rede sanitária estável, o que permite maior alcance às populações, com mais de 100 mil habitantes beneficiados, disse.
A elevação da taxa de cobertura vacinal, o aumento de notificação de casos, das consultas pré-natais e de diagnósticos precoces que podem influenciar positivamente na redução da morbi-mortalidade das doenças imunopreveníveis são outros benefícios esperados para a população.
Com o aumento da rede de unidades sanitárias através do PIIM, o governo provincial criou as condições para garantir a transferência dos doentes, em caso de necessidade, de unidades de cuidados primários para as unidades de especialidade, tendo adquirido para o efeito 40 ambulâncias devidamente equipadas. FA/IZ