Tômbwa- As obras de construção de uma escola de 12 salas de aulas, complexo residencial, aterro sanitário e requalificação de ruas arrancaram hoje, no município do Tômbua, província do Namibe, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A escola, orçada em 280 milhões, duzentos e nove mil e quinhentos e vinte quatro kwanzas, será erguida num prazo de 12 meses.
Já o complexo habitacional, com 12 casas para os quadros da administração municipal, educação e saúde, está avaliada em quatrocentos e quinze milhões duzentos e vinte e oito mil e seis kwanzas, incluindo o apetrechamento, com o mesmo período de execução.
O PIIM inscreve também para o município piscatório do Tômbwa, a construção e apetrechamento de quatro residências do tipo T3 na comuna do Yona e povoação do Curoca, ambas com duas cada, num investimento de cento e trinta e nove milhões trezentos e trinta e oito mil e novecentos e oito kwanzas.
Foi igualmente colocada a primeira pedra de construção de um aterro sanitário, avaliado em mil, cento e vinte e três milhões e duzentos mil kwanzas.
Em relação as estradas, o plano, que proporcionou 200 postos de emprego, vai requalificar 10 quilómetros na sede municipal,
O orçamento deste último projecto está incluído num programa que engloba também a requalificação das estradas da cidade de Moçâmedes, bairro 5 de Abril, Juventude, Saidy Mingas II, Valódia, num percurso de 90 quilómetros, com um valor total de sete mil, setecentos e quarenta e quatro milhões, duzentos e oitenta e sete mil setecentos e quarenta e sete kwanzas.
Hoje, no acto de consignação das obras, o administrador municipal do Tômbwa, Alexandre Nyuka, salientou que as mesmas vão dar outra dignidade ao município, sobretudo, a requalificação de estradas.
Ainda no quadro do PIIM, já estão em fase conclusiva a construção de um centro de sáude, com capacidade para internamento de 20 camas, bem como a reabilitação e apetrechamento de vinte e nove salas de aulas.
O município do Tômbwa, há 93 quilómetros a sul da província do Namibe, possui mais de cinquenta mil habitantes, na sua maioria pescadores e camponeses.