Bibala- Os habitantes da localidade de Tchissanguela, município da Bibala, província do Namibe, na maioria camponeses e criadores de animais, sentem já os benefícios da bacia de retenção de água reabilitado no âmbito Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A bacia de retenção com uma capacidade de armazenar mais de 40 mil metros cúbicos de água e localizada na linha de transumância,.
A bacia está a permitir a fixação da população, facilitando o desenvolvimento da actividade agrícola com a produção em grandes quantidades de hortícolas e cereais, bem como a domesticação de animais como o gado bovino, caprino e aves.
Em declarações hoje à ANGOP, a administradora municipal da Bibala, Luzia Arcanjo, afirmou que o município vai recuperar o título de maior celeiro da província granjeado nos anos 90, uma vez que a bacia pode armazenar água por um período de cinco anos.
Para melhor gestão desta bacia, a administradora disse que a administração local em parceria com o sector da agricultura leva a cabo formação de capacitação junto dos operadores do ramo agrícola e da pecuária, para se garantir bons níveis de produção.
"Depois de um período de seca severa, atualmente a localidade conta com uma bacia de retenção de água que vai dinamizar a produção agrícola bem como vai reduzir a transumância" afirmou.
Sem adiantar os valores empregados nesta empreitada, a administradora afirmou ainda que a bacia hidrográfica em causa, faz parte do projecto de reabilitação das três represas localizadas no Município da Bibala.
Nesta altura é a maior detentora de gado bovino com mais de quinhentas mil cabeças.
O município do Camucuio foi contemplado com 13 projetos do PIIM, dos quais 10 já concluídos , ligados aos sectores da Educação, saúde, habitação, água e saneamento básico.
O município dista a 188 quilómetros a Norte da província do Namibe e possui mais de cinquenta mil habitantes na sua maioria camponeses e criadores de animais.