Moçâmedes - Mais de dois mil cidadãos serão formados no presente ciclo formativo, na província do Namibe, numa iniciativa do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP).
A informação foi prestada esta quinta-feira, em Moçâmedes, pela chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP, Fernanda Tyamba, na abertura do ciclo formativo 2024, que terá a duração de seis meses.
O referido ciclo decorre sob o lema “formação profissional moderna e inclusiva, a chave para o desenvolvimento do capital humano”.
O ciclo formativo agrega 14 especialidades, entre as quais electricidade, canalização, serralharia, pedreira, tecnologia, informática, administração de serviços, secretariado executivo, contabilidade geral, empreendedorismo, culinária, pastelaria, corte e costura.
Para Fernanda Tyamba, a formação tem a finalidade de conferir competências técnicas e habilidades psicossociais aos jovens, para enfrentarem o mercado de trabalho, actualmente mais competitivo e exigente.
Na ocasião, o governador do Namibe, Archer Mangueira, considerou o Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional (CIEFP) como uma peça fundamental para o desenvolvimento da província, por contribuir para a redução da taxa de desemprego.
O governante mostrou-se satisfeito com as acções de inclusão social no processo formativo. FA/OHA