Moçâmedes - Mil e 191 crimes de natureza diversa foram registados, no primeiro semestres deste ano, pelo Comando Provincial da Polícia Nacional no Namibe, menos nove em relação a igual período de 2023, soube, esta sexta-feira, a ANGOP.
A informação foi prestada pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, Ernesto Calianguila, adiantando que entre os crimes destacam-se 13 homicídios voluntários, 28 agressões sexuais e 109 roubos, tendo sido detidos 985 cidadãos por supostamente estarem implicados na prática dos mesmos.
Na ocasião, o responsável informou que, durante o período em análise, 30 pessoas morreram e 171 ficaram feridas em consequência de 148 acidentes de viação ocorridos na Estrada Nacional (EN) 280, que liga as províncias do Namibe e da Huila, assim como nas artérias dos municípios de Moçâmedes e do Tômbwa.
Os acidentes estão tipificados em atropelamentos, colisões entre veículos automóves e motociclos, tendo como principais causas o excesso de velocidade, inobservância das regras de trânsito, falta de iluminação pública em algumas artérias, entre outras.FH/FA/MCN