Moçâmedes - O Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda) consumiu mais de cinco mil milhões de kwanzas, desde o ano 2020, na província do Namibe, tendo beneficiado 57 mil 601 famílias, informou, esta quarta-feira, a responsável do Instituto de Desenvolvimento Social, Nayole Araújo.
Em declarações à ANGOP , ressaltou a preparação das condições para o arranque do cadastramento no município de Moçâmedes, com previsão de inserir no programa mais de 80 mil famílias.
Fez saber que no município de Virei foram cadastradas sete mil 593 famílias, que já beneficiaram até a quinta prestação, enquanto que 25 mil e 327 famílias da Bibala já receberam até a quarta transferência.
Informou que no Camucuio 13 mil 624 agregados foram cadastrados e que já receberam duas prestações, ao passo que no Tômbwa foram cadastradas 11 mil e 57 famílias, tendo 3 mil famílias por cadastrar.
A responsável disse que o modo de vida das comunidades, o acesso às famílias vulneráveis e o fraco sinal de internet tem dificultado os trabalhos dos técnicos.
“Trabalhamos com as administrações municipais que nos relatam o número de famílias existentes nos municípios, porque a transumância e a pesca têm motivado a ausência das famílias", explicou. VR/FA/ART