Camucuio - Treze mil 624 famílias começaram a receber, esta terça-feira, no município do Camucuio, Namibe, os valores monetários referentes às transferências sociais do Programa Kwenda.
O Kwenda é um programa do Executivo angolano, avaliado em 420 milhões dólares norte-americanos, que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade no país.
O acto foi orientado pela vice-governadora da província para o sector Político, Social e Eonómico, Anica de Sousa, que apontou o Kwenda como um factor de emponderamento das famílias, cujo foco está centrado no desenvolvimento sustentável das comunidades.
A governante sublinhou ainda que a estratégia do governo local, alinhando ao Kwenda, passa pela criação de mecanismos de respostas as dificuldades das comunidades, com parcerias para melhorar a qualidade de vida das populações.
Queremos reforçar, disse, a inclusão produtiva nos sectores da agricultura, pecuária e na promoção do auto-emprego, sem descurar o emponderamento da mulher, através dos programas públicos existentes com vista a acabar com a pobreza nas distintas comunidades da província.
Já a directora provincial do Instituto de Desenvolvimento Local - FAS, Nayole Araújo, fez saber que depois de aumentadas as transferências monetárias de Kz 8.500,00 mês, para Kz 11.000,00 mês, as famílias passam agora a receber Kz 66.000.00, correspondente a seis meses.
Salientou que o aumento do valor do Kwenda é fruto da poupança do dinheiro que resulta da medida implementada pelo Executivo ao remover a subvenção ao preço da gasolina. FA/VIC