Moçâmedes - O jornalista da Rádio Nacional de Angola, Edson Henriques, venceu o prémio "Welwitschia" de Jornalismo, do Namibe, com uma sobre o vandalismo de bens públicos.
Na categoria de imprensa, a jornalista Maria Cavela, das Edições Novembro, ficou com a distinção, ao passo que na de televisão venceu o jornalista do Centro de produção da TPA, Benjamim Manuel.
Ao intervir na cerimónia, a governadora provincial em exercício, Ema da Silva, afirmou que o Prémio Welwitschia de Jornalismo visa essencialmente a valorização e o reconhecimento da actividade da classe na província de Namibe.
Apelou a classe a pautar por um jornalismo plural e isento, por forma a contribuir para o desenvolvimento da província.
Em declarações à imprensa, o vencedor do concurso, que levou um prémio avaliado em um milhão e 250 mil kwanzas, agradeceu o Governo Provincial pela reactivação do prémio.
“ Essa distinção é fruto de um trabalho conjunto de outros profissionais, prometo dar o meu maior empenho e dinamismo para os próximo concurso“, acrescentou.
Na ocasião o presidente do corpo de júri, padre Abel Calanja, fez saber que a disputa do prémio de jornalismo contou com a participação de 12 profissionais de distintos órgãos de comunicação social do Namibe, contra 18 da edição anterior, tendo como critérios de selecção dos três classificados, a qualidade do trabalho, o seu impacto ao interesse público, a coesão e coerência , entre outros .
O director do Gabinete de Comunicação Social, Avelino Mário, salientou que "tudo" será feito para que a próxima edicção do prémio de jornalismo tenha premiação satisfatória nas quatros categorias como televisão, rádio, imprensa e fotojornalismo.