Moçâmedes - A governadora em exercício do Namibe, Anica de Sousa, afirmou, esta segunda-feira, em Moçâmedes, que o Executivo tem definido programas e projectos de impacto social que visa fomentar a empregabilidade, o auto-emprego e a inclusão produtiva.
Estes programas, segundo a governante, na abertura da Conferência Provincial da Acção Social, promovida pelo Gabinete Provincial da Família e Igualdade de Género no Namibe, têm ajudado milhares de famílias a melhorar a qualidade de vida com abertura de pequenas e médias empresas.
A governadora considerou o sector social como a razão de ser de qualquer Estado, por isso o Executivo tem definido programas e projectos de impacto social para fomentar cada vez mais a empregabilidade, auto-emprego, inclusão produtiva, entre outras.
Acrescentou que essas acções têm como objectivo a melhoraria dos índices de desenvolvimento humano e sustentável das comunidades angolanas.
“Por isso, é imperativo que fortaleçamos a nossa intervenção integrada. Na província vamos continuar com as estratégias e políticas que considerem todas as dimensões do bem-estar humano, desde a saúde até a educação, o emprego, a habitação e a segurança alimentar”, disse.
Apontou ainda a necessidade de continuar a fortalecer a inter-sectorialidade, a municipalização da acção social e a ampliação das respostas para alcançar aqueles que mais necessitam.
Esta conferência, disse, também marca a continuação de um percurso que há muito começou cujos, passos têm sido trilhadas rumo ao emponderamento socioeconómico das famílias vulneráveis, a descentralização e municipalização dos serviços de acção social .
A conferência que decorre sob o lema “ Reforcemos a melhoria da qualidade de vida dos angolanos” conta com a participação de administradores municipais, representantes de vários sectores como saúde, educação, justiça, autoridades tradicionais, igrejas e outros. FA/VIC