Moçâmedes - O governador da província do Namibe, Archer Mangueira, considerou hoje, quarta-feira, em Moçâmedes, aposta no capital humano como o caminho mais viável para o desenvolvimento económico da região.
Ao discursar num encontro com empresários locais homenageados, nos últimos dias, pelo Presidente da República, João Lourenço, o governador sublinhou que o Namibe só poderá ter um desenvolvimento económico sustentável caso aposte na formação do homem em diversas especialidades.
Anunciou que o governo local tem um programa para o aumento de cursos profissionais e reabertura de instituições académicas para capacitar a população, principalmente os jovens, em diferentes áreas.
Fez saber que o governo local vai contar com o apoio da Universidade do Namibe (antiga Academia de Pesca), na capacitação de indivíduos interessados em abrir, gerir e planear negócios, assim como na criação de pequenas empresas.
Reconheceu que deve haver maior investimento público em sectores fundamentais para se alavancar o sector produtivo, como as vias de comunicação, energia e água.
O Presidente da República homenageou, nos últimos tempos, membros da classe empresarial, entre os quais três empresários da província do Namibe, ligados aos ramos das pescas, agricultura e salineira.