Moçâmedes - Cento e cinquenta (150) famílias camponesas foram desalojadas, neste sábado, na comuna da Lucira, município de Moçâmedes, província do Namibe, por enxurradas provocadas pelas intensas chuvas dos últimos dias.
Em consequência das cheias, 100 lavras com plantação de hortícolas, cereais e frutas foram destruidas e alguns
habitantes da localidade ficaram sem as suas residências.
O governador, que constatou a realidade das famílias desalojadas, orientou os técnicos da administração municipal de Moçâmedes e da Protecção Civil e Bombeiros a criarem um espaço para o reassentamento dos afectados, onde estão a receber apoios em chapas de zinco, bens alimentares e meios agrícolas.
Em declarações à ANGOP, este domingo, o administrador de Moçâmedes, Abel Kapitango, disse que para além dos populares da comuna da Lucira, a administração também está a apoiar outras familias da comuna do Bentiaba, que se encontram nas mesmas condições, sendo que muitas delas viviam junto as margens dos rios e zonas de risco.
Informou ainda que os técnicos do Instituto Nacional de Estradas de Angola no Namibe estão a trabalhar no troço rodoviário EN/100, que liga a comuna da Lucira à cidade de Moçâmedes, onde uma parte da estrada foi arrastada pelas aguas.
A comuna da Lucira dista 210 quilómetro a norte da ciadde de Moçâmedes, capital da província do Namibe, e possui mais de 10 mil habitantes, na maioria camponeses e pescadores. FH/FA/MS