Luanda - As empresas angolanas Nakenis.08 e Ondaka venceram os concursos públicos para criação do logotipo e da canção oficial do 50º aniversário da Independência Nacional, a ser assinalado a 11 de Novembro de 2025.
As duas instituições actuam no ramo da promoção cultural, entre os quais gestão de projectos, eventos, entretenimento, cultura, música, concertos e shows.
Os músicos Dodó Miranda e Totó ST, representantes das empresas vencedoras, receberam cheques simbólicos no valor de 25 e 30 milhões de kwanzas, para criação do logotipo e da canção, respectivamente.
Os resultados dos concursos foram anunciados em conferência de imprensa, orientada pela coordenadora do Grupo Técnico da Comissão para Organização das Acções Comemorativas do 50º Aniversário da Independência Nacional, Teresa Quivienguele, na presença dos secretários de Estado para Comunicação Social e para Cultura, respectivamente Nuno Caldas e Maria Piedade de Jesus.
A conferência contou com os membros da comissão de avaliação dos concursos, concretamente Euclides da Lomba e Álvaro Macieira.
Segundo Teresa Quivienguele, o processo teve a duração de três meses e conduzido por equipas ligadas à cultura, comunicação e artes gráficas, com um corpo de júri independente, composto por seis membros da sociedade civil.
Salientou terem concorrido 81 propostas de logotipos e 24 ideias de letras e arranjos músicas para canção oficial, provenientes das 18 províncias do país e da diáspora.
O mesmo incidiu, entre outras, na inclusão do número 50, das cores da bandeira e elementos que representam a evolução histórica e prosperidade para o país.
As celebrações iniciam em Novembro próximo e terminam em Dezembro de 2025. SJ/OHA