Luanda – O nacionalista Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse” disse hoje (terça-feira), em Luanda, que uma Angola próspera depende do engajamento da juventude nos distintos ramos de actividade laboral.
Falando numa palestra sobre “A participação da juventude na luta de libertação nacional”, realizada em alusão ao 62º aniversário do início da luta armada de libertação nacional, assinalado a 4 de Fevereiro último, o antigo deputado à Assembleia Nacional reiterou que a juventude é a força motriz da sociedade e cabe a ela transformar as riquezas do país em bem-estar para todos.
“Ao longo da história de Angola, a juventude sempre desempenhou um papel importante na construção desta nação”, frisou, lembrando que a maioria das pessoas que participaram da luta de libertação nacional eram jovens na altura.
De acordo com o orador, a juventude tem que pensar primeiro na sua terra e na sua pátria porque, acrescentou, não serão os estrangeiros que vão construir uma Angola Nova.
O antigo secretário-geral do MPLA desencorajou os jovens a optarem pela busca de melhores condições de trabalho e de vida no estrangeiro, devendo lutar pelo seu bem-estar e de suas famílias no seu próprio país.
“A mentalidade de que em Angola não há nada precisa ser combatida, não com armas, mas com debates e ideias, e este papel é reservado à juventude, que deve permanecer na sua província e aldeia de origem para ajudar no seu desenvolvimento”, sublinhou.
A palestra decorreu no auditório da Universidade Jean Piaget, em Viana, contou com a presença do administrador municipal adjunto para Área Política, Social e das Comunidades, Paulo Maka Zadi, estudantes e distintas personalidades do município.