Lubango, - Os municípios do Lubango, Chibia e Gambos ganharam novas infra-estruturas, inauguradas pelo governador da Huíla, Nuno Mahapi, neste fim-de-semana, no âmbito da melhoria das condições sociais da população.
Nos projectos, da carteira do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), consta uma escola de 12 salas de aula, denominada "General Kundi Paihama", no município da Chibia, para albergar pelo menos mil e 500 alunos, que estudavam em condições precárias.
Foi, igualmente, entregue uma central híbrida de energia do Chiange, no município dos Gambos, com duas mil placas solares e quatro geradores para abastecer mais de mil famílias. Foi ainda inaugurada a loja de registos e um centro infantil comunitário.
Foram ainda inaugurados, no Lubango, o Centro Integrado de Apoia à Criança para atender menores em conflito com a lei e o novo edifício do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Ao falar dos projectos, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, afirmou que as infra-estruturas sociais geram mais desenvolvimento humano e vão continuar a trabalhar para levar o crescimento da província, que passa primeiramente pela disponibilização dos serviços sociais básicos.
Destacou que a central híbrida do Chiange é um marco verdadeiro para elevar o desenvolvimento social do município, que sempre viveu se fontes alternativas de geração de electricidade.
Justificou que a homenagem ao general Kundi Paihama, na escola da Chibia, foi o “mínimo” que se pode fazer para honrar o esforço que fez na defesa do País, na formação de jovens, além do município sair a ganhar com mais uma escola.
Realçou ter-se criado ainda condições de melhor acomodação do Serviço de Investigação Criminal na Huíla, tarefas que vão continuar a levar para o desenvolvimento da província.
Para esta semana estão previstas inaugurações de outras infra-estruturas sociais nos municípios de Chicomba, Matala, Jamba, Cuvango e Caluquembe.