Lucapa- Os habitantes do município do Lucapa, 145 quilómetros da cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, solicitaram esta sexta-feira, melhoria das vias de acesso, bem como reforço do combate à imigração ilegal e o contrabando de combustível.
A solicitação foi feita durante o encontro entre a governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, e membros da sociedade civil, no quadro da governação de proximidade , cujo objectivo é de identificar os problemas socioeconómicos das comunidades e encontrar soluções.
Sobre as vias de acesso, os munícipes apontaram o troço Lucapa/Calonda , como prioridade, por se tratar de uma zona com potencial agropecuário e minero.
Em relação à imigração ilegal e o contrabando de combustível, os habitantes sugeriram o reforço do policiamento nas zonas fronteiriças e uma maior colaboração com as autoridades tradicionais.
Durante o encontro, os participantes defenderam a necessidade de o governo e/ou a administração municipal, priorizar, no próximo Orçamento Geral do Estado, a conclusão das obras paralisadas, requalificação da sede municipal e a melhoria do saneamento básico.
Apelaram a necessidade das empresas de exploração mineira que operam na circunscrição, a redifinirem os seus projectos de responsabilidade social e a valorizarem a mão-de-obra local.
Defenderam a necessidade do reforço da segurança pública , do combate à vandalização dos bens públicos , expansão da rede de distribuição de energia eléctrica e da água potável e maior apoio à agricultura familiar.
Em resposta, a governadora Filomena Miza, disse que de acordo as disponibilidades financeiras, o governo vai tudo fazer para solucionar os problemas apresentados pelos municípes , visando a melhoria das condições de vida da população.
Apelou a conjugação de esforços no combate ao crime de vandalização dos bens públicos, imigração ilegal, contrabando de combustível, por constituírem um empecilho ao desenvolvimento socioeconómico da província, em geral, e do município em particular.
No município de Lucapa, para além dos encontros de auscultação, a governante visitou várias infraestruturas sociais, com realce para o Hospital Municipal e as obras da central fotovoltaica.HD