Dondo - Munícipes em Cambambe solicitaram ao governo a reabilitação das vias secundárias e terciárias, principalmente, nas comunas de Massangano e São Pedro da Quilemba, para a promoção do desenvolvimento económico da região.
Os munícipes pediram especial atenção às vias que interligam a EN 230 à sede comunal de Massangano e Cassoalala/Novo Oeiras, Cassoalala/ Mulende e Aldeia Nova/Dondo.
A comuna de Massangano, 34 quilómetros a oeste da cidade do Dondo, apresenta um dos maiores níveis de produção agrícola do município de Cambambe, mas por degradação das vias, muitos produtos se deterioram no campo, sobretudo, na época chuvosa.
Para os munícipes a degradação das vias, incluindo nas localidades do Tuby e Dange-ya-Menha, está a agravar a situação sócio-económica dos habitantes, por dificuldades na circulação de pessoas e bens e trocas comerciais.
Contactado pela Angop, o administrador municipal, Adão António Malungo, afirmou que a administração têm as acções limitadas, sobretudo, para a reabilitação de vias secundárias, por este facto, remeteu a responsabilidade ao Governo Provincial, que dispõe de kit de manutenção.
Esclareceu que a manutenção das estradas do município constava no Programa Integrada de Intervenção nos Municípios (PIIM), mas foi substituída por projectos nos domínios do saneamento básico e construção de infra-estruturas escolares e sanitárias.
A Administração, informou, está a trabalhar na terraplanagem de algumas ruas em bairros periféricos na cidade do Dondo, sede do município.
Esta intervenção permitiu a terraplanagem de oito quilómetros de estrada, nos bairros Maxinde (Alto- Dondo) e Cacesse, arredores da cidade do Dondo.