Cuemba - A população da comuna do Munhango, município do Cuemba, província do Bié, voltou a beneficiar de energia eléctrica, sete anos depois, com a entrada em funcionamento, esta segunda-feira, de um grupo gerador de 100 KVA.
Os técnicos já efectuaram 150 ligações domiciliares, bem como colocaram iluminação pública.
Os enfermeiros Constantino Marques e Amélia Negue, que se mostraram satisfeitos com a chegada da energia também na unidade sanitária de 30 camas, inaugurada em 2023, lembram que, anteriormente, os profissionais recorriam ao uso das lanternas como alternativa para o sucesso dos trabalhos de partos no período nocturno.
Esta fase deixa, igualmente, animado o regedor comunal, Bernardino Vicente, que, na ocasião, encorajou o Governo da Província do Bié a prosseguir com a instalação de outros equipamentos sociais, para o bem-estar das famílias.
Já o administrador do Munhango, Orlando Rodrigues, solicitou aos cidadãos locais a fim de preservarem o equipamento.
O administrador do Cuemba, Baptista Canõlossi Jambela Albino, reiterou a aposta do Governo na melhoria de condições de vida das famílias do Munhango, através dos programas a serem executados até 2027.
Em 2023, o Munhango beneficiou de uma nova escola de oito salas aula, que custou mais de 78 milhões de kwanzas, bem como um novo centro de saúde, orçado acima de 84 milhões de kwanzas.
A população aguarda ainda pela conclusão do sistema de água potável, que poderá beneficiar os sete mil habitantes desta comunidade.JEC/PLB