Huambo - Um grupo de 94 mulheres das comunas da Chipipa e Calima, município do Huambo, beneficiou, nos últimos 15 dias, de formação em gestão de pequenos negócios e empreendedorismo, focada na geração de renda e inclusão produtiva.
A acção formativa, promovida pela Administração municipal do Huambo, visou potencializar as mulheres rurais com iniciativas de geração de renda e inclusão produtiva para o auto-emprego, no quadro das estratégias de empoderamento desta franja da sociedade.
Falando no encerramento do evento, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, disse que a iniciativa constitui uma mais-valia para as estratégias em curso de empoderamento da mulher rural e, ao mesmo tempo, para a melhoria das condições de vida das famílias.
A governante encorajou a realização de acções de género, com apoio da classe empresarial e voluntários, com a cedência de micro-créditos, na perspectiva de se quebrar as barreiras no domínio do empoderamento desta franja da sociedade.
“O governo vai continuar a trabalhar para o empoderamento das mulheres, com foco na promoção da estabilidade das famílias e da sociedade na vertente social, económica e educacional”, disse.
Edna Smeth, em representação das formandas, enalteceu a iniciativa da Administração municipal do Huambo, esperando que acções do género sejam realizadas em outras localidades, principalmente nas zonas mais recônditas, com objectivo de reduzir as assimetrias.
No final do evento, as formandas receberam, cada uma delas, a quantia de 20 mil Kwanzas, no quadro do programa de combate à pobreza, para além de certificados de fim de curso.
Trata-se do 25º acto de empoderamento da mulher rural realizado, este ano, na província do Huambo.