Lubango - Quarenta mulheres de diferentes nacionalidades residentes na cidade do Lubango, província da Huíla, estiveram hoje, sexta-feira, reunidas para troca de experiências sobre vários aspectos das suas culturas, numa iniciativa da Administração Municipal do Lubango.
Trata-se das nacionalidades russa, colombiana, brasileira, libanesa, eritreia, namibiana, chinesa, cubana, congolesa e angolanas, esta última representada nos diferentes grupos étnicos do mosaico cultural do país.
Durante a actividade denominada “Roda da Mulher”, foram abordados aspectos ligados aos hábitos e costumes de cada uma delas, com realce para os rituais de iniciação feminino e masculina, a religião, indumentárias e a gastronomia que as poucos sem perderem suas essências culturas, vão enriquecendo-as com uma das outras.
Em declarações à imprensa, a administradora municipal adjunto para área social política e das comunidades do Lubango, Helga Chaves, realçou que o encontro teve como objectivo, promover a igualdade do género.
Assim como a inclusão social e o empoderamento da mulher, independente das suas nacionalidades para superarem-se desafios e alcançar os objectivos que têm em comum para o bem-estar das famílias. BP/MS