Luanda – O programa de Mentoring da rede "Muhatu Energy Angola” vai trabalhar com mulheres experientes do ramo petrolífero para impulsionar a progressão das suas carreiras, bem como incentivar novos talentos a aderir a especialidade.
A informação foi avançada, nesta terça-feira, pela presidente da rede, Natacha Massano, durante o acto de apresentação do referido programa, acto prestigiado pela primeira dama da República, Ana Dias Lourenço.
Na ocasião, a presidente deu a conhecer que o objectivo da Muhatu Energy é dedicar-se à mulher, entendendo os seus problemas e partilhar experiências, visando mais oportunidades na ascensão de carreiras e aumento do número de mulheres no sector.
Fez saber que as mulheres representam 14 por cento do sector no país, sendo que uma boa parte está em vias de atingir a reforma.
Apesar de ser uma indústria inovadora, os números ainda não são satisfatórios, daí a necessidade para se reduzir a disparidade no género, situação que obrigou a rede a fazer um estudo demográfico.
Relativamente às áreas, frisou que a nível do controlo e operações é razoável, pois a grande diferença prende-se com a prestação de serviços e nos cargos de gestão, pois a maioria desempenha funções técnicas.
Lamentou o facto de poucas jovens mulheres estarem a entrar para a indústria, o que levará a rede a procurar novos talentos nas escolas.
A Muhatu Energy Angola é uma iniciativa de mulheres afectas ao sector petrolífero, para a promoção de oportunidades de carreira e impulsionar talentos.
Oficialmente criada em Março de 2022, com apoio de empresas petrolíferas, conta com 73 mentoradas e 45 mentores.
O evento foi patrocinado pela Agência Nacional de Petróleo e Gás e Biocombustível.