Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MAPTSS destaca aposta na formação do homem

     Sociedade              
  • Huambo • Quinta, 19 Janeiro de 2023 | 15h19
Ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias
Ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias
Valentino Yequenha

Huambo – A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, destacou hoje, quinta-feira, a necessidade da contínua aposta na formação do homem em diversas dimensões e vertentes, enquanto premissa para o desenvolvimento.

A governante, que falava abertura 4ª edição da Feira Nacional de Formação Profissional e Empreendedorismo (FENAFOP), que decorre em dois dias na cidade do Huambo, disse que entre as variadas dimensões e vertentes, a capacitação formativa, sobretudo, dos jovens, constitui o principal desafio, para que o país tenha uma mão-de-obra qualificada, na perspectiva do desenvolvimento socioeconómico.

Referiu que o Estado está a implementar medidas e políticas que visam promover a valorização do homem e contribuir, de forma decisiva, para a transformação da formação profissional em Angola.

A ministra disse que as constantes transformações da globalização, tecnologia, entre outras realidades que afectam todas as esferas da vida e, especialmente, no domínio do trabalho, apela para a constante actualização das estruturas formativas, de modo a responderem, de forma tempestiva, às reais necessidades do mercado.

Neste domínio, referiu ser fundamental a intersecção, entre as estruturas formativas, empresas e outros organismos que influenciam o mercado de trabalho, para a realização de acções que visam o alcance dos objectivos preconizados.

Teresa Rodrigues Dias destacou que os resultados alcançados ao nível da formação profissional, em 2022, permitem a interacção entre os jovens formados e as empresas, a fim de se aumentar as oportunidades de empregos, enquanto aos empreendedores facilita a apresentação dos bens, serviços e outros que são capazes de oferecer ao mercado, fruto do apoio que beneficiaram dos programas do governo, no domínio da empregabilidade.

Admitiu ser uma realidade tremente no país, a necessidade da qualificação da mão-de-obra, enquanto um dos caminhos que vai ajudar na redução do índice de desemprego em Angola.

“Temos que trabalhar arduamente para a promoção e criação de mais e melhores empregos para os angolanos, pelo que as acções de fortalecimento do sector empresarial, o ambiente de negócios e a diversificação da economia são cruciais”, enfatizou.

Nesta conformidade, sublinhou que a aposta no fomento ao empreendedorismo, tal como tem sido desenvolvido com o PAPE, vai continuar a alargar o seu alcance para que mais cidadãos necessitados consigam colocar a sua energia e criatividade à disposição do desenvolvimento do país.

A governante solicitou aos empresários a se juntarem neste desafio, sobretudo, na qualificação da mão-de-obra, pois, para além do governo, quem conhece melhor as necessidades do mercado de trabalho são as empresas que lidam no dia-a-dia com esta situação, para o aumento da produtividade e competitividade.

Disse ser “muito mais honesto e justo” poder contar com o apoio das empresas na definição e elaboração dos planos curriculares para a formação profissional.

Também, espera contar com o apoio dos empresários na realização de estágios profissionais, por ser um momento importante para colocar à disposição das empresas as competências adquiridas na formação dos jovens, para além de ajustar o aprendizado e a realidade do mundo do trabalho.

Criação de estruturas formativas

A ministra da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social fez saber que o Governo angolano vai continuar a apostar na criação das estruturas formativas, de forma a tornar possível e acessível a formação de mais angolanos.

Neste domínio, anunciou que, para além do Centro Integrado de Formação Técnico-Profissional (CINFOTEC), Cidadela Jovem do Bailundo, a província do Huambo poderá ganhar, ainda este ano, outra instituição, para qualificação da mão-de-obra e apoiar o sector empresarial nas variadas necessidades.

Revelou que, entre 2018 e 2022, foram construídos e inaugurados sete centros em todo o país.

Entretanto, disse se aposta do governo a construção, nos próximos cinco anos, de 14 unidades formativas e a requalificação de 58 pavilhões de artes e ofícios que carecem de intervenção.

Sobre a feira, que se realiza no âmbito do encerramento do ciclo formativo de 2022, disse ser um momento importante para o sistema nacional da formação profissional.

No cumprimento da agenda de trabalho ao Huambo, a ministra Teresa Rodrigues Dias, que se faz acompanhar por responsáveis dos órgãos tutelados pelo ministério que dirige, vai, também, proceder à colocação da primeira pedra para a reabilitação do Centro de Formação Profissional do São Pedro.

Na quarta-feira, primeiro dia da jornada de trabalho, inteirou-se do andamento das obras do CINFOTEC , iniciadas em Fevereiro de 2021.

A 3ª edição da feira decorreu em Dezembro de 2021, na província do Cuanza Norte.

 





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+