Luena – O contributo que a Rádio Nacional de Angola (RNA) tem prestado no actual contexto e desafios de desenvolvimento do país foi, esta quinta-feira, reconhecido pelo Comité Provincial do MPLA no Moxico.
Numa mensagem de felicitação, por ocasião do 46º aniversário deste órgão de comunicação social público, o MPLA no Moxico destacou o desafio e a responsabilidade que “pesam” sobre os trabalhadores da RNA, com vista à construção de um país cada vez mais próspero, uno e indivisível, dentro do contexto das nações.
“ A nova era da globalização em que nos encontramos, exige para que os seus profissionais sejam cada vez mais actualizados e estamos conscientes de que esta continuará a ser a maior preocupação da direcção dos órgãos", lê-se na nota.
O MPLA augura que os trabalhadores, desta estação, continuem com a mesma determinação na missão de informar, formar e recrear o país e o mundo com objectividade e isenção.
No Moxico, a emissora local da RNA regista uma avaria técnica , situação que baixou o raio de cobertura deste órgão de comunicação social público, cuja potência está situada em 60 quilómetros de distância, contra os anteriores 100.
Segundo a directora deste órgão de comunicação, Florentina Dala, que falava à margem de uma palestra sobre “O papel da Rádio na promoção da paz e da cidadania”, no âmbito das comemorações dos 48 anos de existência deste veículo, a situação já se arrasta há quatro meses, sendo que já foi reportado às estruturas centrais.
Para saudar o 5 de Outubro, dia da RNA, estão a ser realizadas várias acções, marcadas por visitas às unidades sanitárias, estabelecimento prisional, cerimónias de homenagens e actividades lúdicas.
A data começou a ser comemorada em 1977, quando o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, efectuou uma visita às instalações deste órgão de comunicação social, em Luanda. TC/YD