Luanda - O primeiro secretário municipal do MPLA em Luanda, Lourenço Domingos, apontou a igualdade do género como uma prioridade para o desenvolvimento harmonioso e sustentável das sociedades.
O partidário defendeu esta posição na primeira conferência sobre igualdade do género, realizada por este partido na quinta-feira, tendo referido que o MPLA garante espaço para a mulher em todos os segmentos da vida.
Conforme o secretário, a diferença de sexo não constitui um impedimento para assumpção de funções de liderança, uma vez que a igualdade de género está plasmada na Constituição da República, conferindo direitos e deveres igualitários.
Para si, ninguém deve sentir-se discriminado em função do género, porquanto a união do homem e da mulher, em todas nuances, concorre para atingir um rápido desenvolvimento.
No evento, Júlia Ornelas, membro do Comité Central do MPLA, Júlia Ornelas, defendeu a necessidade de se acabar com a violência doméstica que afecta, maioritariamente, as mulheres e crianças.
Lembrando que o Código de Família e demais leis vigentes em Angola auxiliam na prevenção e combate desta prática que configura crime no país, Júlia Ornelas disse que as mulheres têm de ter a capacidade de tomada de decisão diante desta realidade, incluindo em denúncias.
Na ocasião, Paulina Siciliana, também membro do Comité Central do MPLA, parabenizou as mulheres pelo contributo que têm dado nos mais variados domínios. AB/OHA