Uíge - O primeiro secretário do MPLA no Uíge, José Carvalho da Rocha, mostrou-se favorável à iniciativa de transformação dos postos de saúde em centros médicos, visando melhorar o atendimento e a assistência médica da população dos bairros periféricos.
O político, que falava hoje, sexta-feira, durante o encontro que manteve com os militantes do partido e membros de organizações da sociedade civil, afirmou que a implementação dessa iniciativa já se encontra em curso.
“Estão em curso acções que visam ampliar e equipar com meios de diagnóstico quatro centros médicos dos bairros periféricos, no município sede da província do Uíge”, disse.
Justificou que a existência de centros médicos com vários serviços garante melhor assistência à população das comunidades.
Para a sua materialização, o também governador da província do Uíge disse que a estratégia passa por equipar essas infra-estruturas com laboratórios e outros meios capazes de melhor a assistência da população da periferia.
"Isso vai permitir que os hospitais terciários atendam efectivamente aquelas doenças mais específicas", concluiu.
Durante o encontro de auscultação, onde se abordou sobre o estado dos sectores da saúde, educação e a situação da criminalidade na província, José carvalho da Rocha falou da necessidade de se construir os hospitais municipais de Alto Cauale, Milunga, Bembe e de Ambuila, infra-estruturas escolares, reabilitação de estradas e outros projectos, enquadrados no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). NM/JAR