Menongue - Cinco toneladas de produtos de primeira necessidade foram entregues hoje, sexta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, para apoiar o povo cubano vítima do furacão IAN, num gesto do comité provincial do MPLA.
Trata-se de um donativo composto por farinha de milho, arroz, óleo vegetal,feijão,massa alimentar, sal, açúcar, sabão, roupas e sapatos usados, entre outros.
Na ocasião, o primeiro secretário do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, afirmou que o partido continuará a fortalecer os laços históricos de solidariedade e de irmandade com o povo cubano, que já partilharam momentos difíceis, traduzidos na perda de vidas humanas.
O acto da entrega do donativo foi testemunhado pelos membros do comité provincial do MPLA, colectivos dos Caimaneiros e sociedade civil, que continua a levar bens de primeira necessidade de forma voluntária.
O delegado da associação dos caimaneiros do Cuando Cubango, André Pascoal Dala “Tropical”, assegurou que desde o início da campanha já foram arrecadadas mais de sete toneladas de produtos diversos.
Pediu a sociedade para participar da campanha, pois considerou o povo cubano “irmão” que sempre esteve ao lado dos angolanos, sobretudo nos sectores da educação e saúde.
O furacão Ian, com ventos de até 250 km/h, atravessou Cuba no final do mês de Setembro, afectando três milhões de pessoas, incluindo 500 mil crianças e 700 mil idosos.