Cuito - Duzentas e 84 famílias da aldeia de Camenenga, situada no centro administrativo do Ekovongo, município do Cuito, província do Bié, beneficiaram, esta terça-feira, de cestas básicas, oferecidas pelo comité provincial do MPLA, no âmbito do Natal solidário.
Dos bens entregues constam arroz, massa, óleo, açúcar, sal, sabão e diversos tipos de brinquedos oferecidos às crianças, para que elas vivam um ambiente natalício de muita alegria.
Os bens foram entregues porta-a-porta, durante um acto orientado pela primeira secretária do MPLA no Bié, Celeste Adolfo.
De acordo com Celeste Adolfo, a ideia visou cumprir mais uma das orientações do líder do partido, João Lourenço, que em cada quadra festiva delega a todos os comités provinciais a festejarem o Natal com as famílias mais carenciadas.
Na ocasião, a pequena Hermenegilda Pinto, em nome das demais, enalteceu o gesto do partido, tendo solicitado a construção de uma escola, posto de saúde e manivelas.
A aldeia fica a 10 quilómetros da sede do centro administrativo do Ekovongo, distância percorrida pelos habitantes, em busca dos serviços de saúde e educação.
Quanto a este quesito, a primeira secretária realçou a necessidade de reprogramar os planos traçados para o Ekovongo, no sentido de se investir também nas aldeias com maior densidade populacional.
"Tendo em conta a distância, há a necessidade de sentarmos com o governo para vermos como construir aqui algumas salas de aula para responder a necessidade dessas famílias bem como a construção de postos de saúde e manivelas", aferiu.
Participaram do evento membros da comissão executiva do partido, deputados à Assembleia Nacional (AN) desta bancada e militantes no geral. LB/PLB