Dundo - O Comité provincial do MPLA na Lunda Norte, encorajou hoje, domingo, o Conselho de Administração da Agência Angola Press (ANGOP), no sentido de continuar com o processo de modernização técnica, tecnológica e de melhoria das condições de trabalho e sociais dos trabalhadores.
Numa mensagem de felicitações por ocasião do 47° aniversário da única agência de notícias angolana, que hoje se comemora, o MPLA realça que nos marcos do cabal cumprimento da sua missão, a Angop tem desempenhado um papel fundamental na cobertura noticiosa de todo território de Angola, sem descurar a preocupação de manter informados sobre a realidade nacional e internacional, os angolanos na Diáspora.
"O secretariado do MPLA na Lunda Norte incentiva a agência a pugnar pelo exercício de um jornalismo plural, rigoroso e isento em que impera o respeito pelos princípios da deontologia e ética profissional, como factores de salvaguarda dos direitos constitucionais em matérias de liberdade de expressão e de imprensa", lê-se na missiva.
Segundo a mensagem, o MPLA na Lunda Norte reconhece o sentido de zelo e dedicação dos profissionais da Angop, na promoção e divulgação de informações que ajudam a resgatar os valores cívicos e patriótico dos angolanos.
"Encorajamos a agência no sentido de continuar a consolidar a sua posição de fonte de informação credível e privilegiada, testemunhando as transformações políticas, sociais, económicas e culturais em curso na nova Angola", lê-se.
A delegação da ANGOP na Lunda Norte, recebeu igualmente mensagens do governo provincial, do Comité local da UNITA, da Igreja Católica, onde manifestam o interesse de continuar a cooperar com a empresa.
A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
Fornecer por ligação electrónica, Internet ou e-mail, directamente ou por outras vias previamente acordadas, notícias aos órgãos de informação nacionais e estrangeiros, na base dos compromissos para esse efeito assinados.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico. Anualmente, comemora-se, a 30 de Outubro, o aniversário da Agência.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP.