Luanda - O MPLA apelou, este domingo, aos trabalhadores da Agência Angola Press (ANGOP) a reflectirem em torno do seu percurso histórico, assente no exercício de um jornalismo com rigor, credibilidade e isenção.
De acordo com uma nota de imprensa, o partido no poder enaltece o trabalho abnegado dos profissionais, na recolha e divulgação dos factos que acontecem em Angola e mundo.
Regojizou-se com o contributo da ANGOP que, ao longo de 47 anos, por via de uma informação plural, isenta e rigorosa, tem divulgado os programas de governação materializados na permanente perspectiva de construção de uma Angola em paz e desenvolvimento.
"A margem da sua tarefa de fonte de notícias para a rede nacional e internacional de informação, a Angop tem prestado contributo na formação de quadros para responderem as exigências das constantes mudanças da sociedade", defende o documento.
Incentivou a agência a mostrar ao mundo a nova realidade do país, difundindo matérias que promovam a captação de investimento interno e externo, no sentido contribuir no bem estar dos angolanos.
A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
É a única agência de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
Fornecer por ligação electrónica, Internet ou e-mail, directamente ou por outras vias previamente acordadas, notícias aos órgãos de informação nacionais e estrangeiros, na base dos compromissos para esse efeito assinados.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico. Anualmente, comemora-se, a 30 de Outubro, o aniversário da Agência.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP.
A 2 de Fevereiro de 1978, foi transformada em órgão Estatal, através de um decreto presidencial.
Do ponto de vista informativo, a ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas, e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico.