Luanda – A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoísta) promove, a partir desta terça-feira, em Luanda, o 1º Congresso Eclesial Extraordinário com foco na reunificação.
O evento, que se realiza no quadro das celebrações do 74 aniversário da fundação da igreja até ao dia 30 deste mês, congrega centenas de delegados radicados em Angola e na diáspora para discutir sobre as melhores estratégias para a busca de soluções viáveis que possam pôr fim ao reconhecimento tripartido.
O conclave decorre até ao dia 30 deste mês sob o lema é "Repensando a Igreja de Cristo, Avaliando as Normas e Unificando os Pensamentos" visa, essencialmente, assegurar a reunificação dos seus fiéis.
A propósito, o bispo da igreja Tocoísta, Dom Afonso Nunes, disse que o evento servirá para repensar a igreja, para uma religião eficiente no quadro dos desafios da actualidade.
Dom Afonso Nunes afirmou que a igreja precisa de responder com eficiência aos problemas que afectam a sociedade, como a moralização das famílias.
Conforme Afonso Nunes, os congressistas vão discutir aspectos relativos a viabilidade ou não de alguns preceitos, tendo reafirmado, entretanto, que a reforma na igreja continuará.
Por seu turno, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reconheceu o trabalho da Igreja Tocoísta no quadro do processo de moralização da sociedade e desenvolvimento socioeconómico.
Luísa Damião encorajou os Tocoístas a continuar a transmitir a mensagem para resgatar os valores éticos, culturais e morais da sociedade, visando um país cada vez melhor.
Aconselhou as igrejas a continuar a desenvolver o seu papel, no sentido de continuarem a moralizar a sociedade, transmitindo que Angola tem um rumo e que vai seguir na senda do desenvolvimento, onde todos são chamados a dar o seu contributo.
Na sua óptica, por via dos fiéis, as igrejas podem disseminar uma mensagem de paz e que todos podem ser um activista em prol do desenvolvimento e amor a pátria, respeitando as instituições do estado.
A Igreja Tocoísta é uma instituição religiosa de matriz africana, que assenta os seus fundamentos na Bíblia Sagrada, sendo um parceiro privilegiado do Estado angolano na materialização de acções sociais. DJ/ART