Menongue - O primeiro-secretário do MPLA no município do Cuito Cuanavale, no Cuando Cubango, José Martins, apelou este sábado às militantes afectas à Organização da Mulher Angolana (OMA) a apostarem na formação académica e profissional, no âmbito da sua emancipação e equidade no género.
O dirigente político, que falava no acto provincial antecipado alusivo ao oito de Março, Dia Internacional da Mulher, destacou o papel que a mulher desempenhou em diferentes fases, principalmente na luta pela Independência Nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.
Conforme o também administrador do Cuito Cuanavale, há necessidade de a camada feminina continuar a apostar na sua capacitação contínua e técnico profissional para o bem da sociedade.
Na ocasião, o responsável enalteceu as conquistas alcançadas pela mulher, desde à Independência Nacional, e destacou o facto de existirem já muitas mulheres a ocuparem cargos de direcção no aparelho do Estado, bem como em diversas áreas e instituições .
Em função do actual contexto do país e não só, o dirigente político exortou, igualmente, à mulher a ser empreendedora, na sua qualidade de gestora, a fim de contribuir no combate à fome e à pobreza.
O Dia Internacional da Mulher é assinalado no dia 8 de Março. Em Angola, a efeméride está a ser assinalada com diversas actividades recreativo-culturais, no quadro da "Jornada Março-Mulher".