Luanda - O Bureau Político do MPLA encorajou, nesta quinta-feira, a mulher angolana no sentido de continuar a aumentar o seu grau académico, técnico e profissional, como condição para o reforço das conquistas alcançadas e a criação de novas perspectivas e consolidação do seu papel fulcral na Sociedade.
Numa declaração alusiva ao 2 de Março, Dia da Mulher Angolana, este factor é determinante para este género continuar a aumentar a assumpção de postos e cargos de trabalho relevantes.
O MPLA realça que, apesar de ainda existirem muitos desafios a serem enfrentados, a mulher detém uma posição social importante na sociedade actual, exercendo cada vez mais o papel de protagonista, assumindo por mérito próprio e sem discriminação posições relevantes na vida política, económica e social.
Por isso, reitera o seu empenhamento na consolidação do processo de empoderamento feminino, que visa garantir melhores condições para as angolanas atingirem todo o seu potencial e, em igualdade de oportunidade, aumentar a sua representação em todos os níveis e áreas do poder político, administrativo, empresarial e profissional, tendo como principais critérios o mérito e a competência.
Na declaração, o Bureau Político reitera o seu apoio ao combate contra todas as formas de violência praticadas contra as mulheres.
Saúda todas as mulheres angolanas pela sua entrega à causa da luta de libertação nacional, que permitiu a conquista da Independência e o posterior desenvolvimento de acções visando a paz, unidade nacional, crescimento e desenvolvimento.
Esta data de homenagem, singela mas profunda, às heroínas angolanas, Deolinda Rodrigues, Lucrécia Paim, Engrácia dos Santos, Irene Cohen, Teresa Afonso e outras mulheres anónimas, constitui o reconhecimento do contributo indelével por elas prestado ao processo da luta de libertação nacional, em que se envolveram com assinalável sentimento patriótico, lê-se no documento.