Luena – Os crimes de violência contra a criança registaram uma redução de 19 casos na província do Moxico, em 2023, num universo de 108 ocorrências, em comparação com no ano anterior, conforme dados do Instituto Nacional da Criança (INAC) que a ANGOP teve acesso nesta segunda-feira.
Em declarações à ANGOP, o chefe dos serviços provinciais do INAC, Elias Samuxito, que procedia o balanço das actividades desenvolvidas no ano transacto, disse que dos 89 crimes de violência contra menores, 24 foram encaminhados aos órgãos de justiça para a devida responsabilização.
Neste período, foram reunificadas 14 crianças nas respectivas famílias biológicas e nos centros de acolhimentos existentes na região, bem como a criação de duas redes municipais de proteção e promoção dos Direitos da Criança nos municípios dos Bundas e Luacano.
Com mais de um milhão de habitantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), as crianças representam 12 por cento da população da província do Moxico, distribuídas em nove municípios. ISAU/TC/YD