Menongue - O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) no Cuando Cubango e o Núcleo do Movimento literário Lev’ Arte local, oficializaram, nesta sexta-feira, em Menongue, uma parceria estratégica por via da assinatura do Memorando de atendimento para a promoção do empreendedorismo no seio dos jovens.
Trata-se de uma parceria para a formação de mais de mil jovens nas áreas de empreendedorismo, administração e finanças, contabilidade, elaboração de planos de negócios, finanças pessoais e empresariais, negócios, vendas, marketing digital, vendas, Excel, música e suas especialidades, dança e artes contemporânea, avicultura entre outros cursos.
A parceria entre as duas instituições é por tempo indeterminado.
Ao falar à imprensa, no final da actividade, o coordenador do Lev, Arte no Cuando Cubango, Justino Kaputo, disse que serão formados membros do movimento e estes, por sua vez, terão a obrigação de formar outros jovens nas mesmas áreas, de modo a fomentar o empreendedorismo e autoemprego no seio da juventude.
Explicou que o presente contrato tem como objectivo cooperar no âmbito da formação profissional e a empregabilidade dos associados do Movimento Lev, Arte no Cuando Cubango e não associados, bem como a participação dos associados e não associados nos momentos culturais e formativos do instituto.
Visa também dotar os associados de conhecimentos relevantes no ramo do empreendedorismo nas diversas áreas do saber fazer, de modos a gerar mais emprego entre os jovens da província e oferecer cursos e ferramentas culturais – artísticas.
Deu a conhecer que no Cuando Cubango o Movimento Literário Cultural conta com 45 associados e tem recebido apoios através de parcerias com as instituições públicas, privadas e pessoas singulares.
Na ocasião, o chefe dos serviços provinciais do INEFOP no Cuando Cubango, Xavier Chicuata, sublinhou que a parceria visa incentivar os jovens ao empreendedorismo e constitui uma mais-valia para o desenvolvimento socioeconómico da província.
Elucidou que o INEFOP, desde a sua existência no Cuando Cubango, em 2005, conta com 28 cursos do sistema nacional e 50 no âmbito do PAPE, inicialmente abrangidos aos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi, tendo permitido a formação de 10 mil 663 jovens, lançados no mercado de emprego.
Para este ciclo formativo 2024, a nível das quatro unidades formativas, 722 jovens frequentam cursos profissionais na instituição em várias especialidades de curta e longa duração, com destaque a unidade móvel localizada no Serviço Penitenciário de Menongue, onde estão a ser formados cerca de 125 reclusos.
Xavier Chicuata assegurou que o INEFOP vai continuar a promover acções formativas à população penal, como forma de contribuir no processo de reabilitação do recluso na sociedade.
O INFOP local está igualmente, de acordo com o responsável, a criar postos de emprego de qualidade e actividades empreendedoras que visam alavancar o desenvolvimento dos sistemas de inovação do país para promover novas soluções mais competitivas e sustentáveis. Lmz/ALK/PLB