Catabola – Quatro pessoas morreram, nesta quarta-feira, vítimas de afogamento, após uma motorizada de três rodas cair no rio Kondjo, no município de Catabola, província do Bié.
A motorizada, vulgo kaleluya, transportava sete pessoas e 600 quilogramas de milho. O motorista não conseguiu superar a elevação da ponte sobre o rio Kondjo, na aldeia de Sande, tendo perdido o controlo do meio.
Das vítimas mortais, até ao momento, apenas foi resgatado o cadáver do condutor.
Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros continuam no local para recuperar os outros três corpos.
A administradora municipal de Catabola, Madalena Wanga Silva, que tem acompanhado todo trabalho dos bombeiros, referiu que as autoridades locais tudo vão fazer para ajudar as famílias enlutadas.
Enquanto isso, a administradora comunal do Sande, Rosalina Fragoso, lamentou a tragédia, apelando aos automobilistas a pautar pela prudência, quando estiverem a transportar vidas humanas.
Por sua vez, o porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros do Bié, subinspector Raul Ndavoca, garantiu que os efectivos estão empenhados no resgate dos três corpos desaparecidos, uma recuperação que não tem sido fácil, por conta do caudal do rio Kondjo.
Este é o primeiro incidente que ocorre nesta localidade. JEC/AS/PLB