Cuito – Um cidadão que fazia trabalho de moto-taxista, vulgo “Cupapata”, foi encontrado morto, com a cabeça cortada, no município do Cuito, província do Bié.
Segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) nesta parcela do país, Simão Lucas Londanca, em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o corpo foi descoberto domingo por populares num matagal no centro administrativo do Jimba Silili, a 18 quilómetros da cidade do Cuito, já em estado de decomposição.
O responsável criminal adiantou que o homem, de 40 anos de idade, residia no bairro Boavista, comuna do Cunje, e estava desaparecido desde o dia 25 do mês passado.
Assegurou estar em curso trabalhos de investigação para a detenção e consequentemente responsabilização criminal dos implicados no crime.
No ano passado, 29 moto-taxistas sofreram assaltos, na província do Bié, muito deles mortos pelos marginais.
O presidente da Associação dos Motoqueiros e Transportadoras de Angola (AMOTRANG) na região, Luís Cardoso Adriano, informou que, geralmente, os marginais fazem-se passar também por moto-taxistas e induzem o suposto colega a levar passageiro de um bairro para o outro, onde é recebido o meio.
E, na tentativa de resistirem ao assalto, muitos chegam a ser mortos.
Deu como exemplo os casos do soba Aurélio Soneca e do jovem Albano Chipati, de 67 e 27 anos de idade, mortos nos municípios de Camacupa e Catabola, respectivamente, depois de lhes serem retiradas as suas motorizadas.LB/PLB