Malanje- O Soberano do Reino do Ndongo, Buba Nvula Dalamana “Rei Cabombo”, faleceu na noite de sexta-feira (8), no município de Marimba, província de Malanje, por doença, aos 101 anos de idade.
Segundo apurou hoje, sábado a ANGOP, os restos mortais do rei, foram transladados para a morgue do Hospital Regional de Malanje e serão sepultados na sua terra natal, Marimba, em data a anunciar.
De acordo com um dos seus filhos, Isaías Ngola Nvula, o rei ficou seis meses doente, o que resultou em morte, situação lamentada por outros membros da família e da sociedade malanjina e não só.
Entretanto, o governo provincial de Malanje e o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos endereçaram esta manhã mensagens de condolências pela morte do soberano e consideram irreparável o vazio deixado, pois se tratava de uma biblioteca viva.
O rei nasceu a 1 de Janeiro de 1922, no município de Massango,
Substituto de Ngola Kiluanji, o soberano do Reino do Ndongo, que compreende as províncias de Malanje, Cuanza-Norte, Bengo e Luanda, foi entronizado no cargo em 1994
Deixa sete esposas, 45 filhos, 150 netos e 115 bisnetos. ACC/NC/PBC