Ondjiva- O Bispo Emérito da Diocese de Ondjiva, Província do Cunene, Dom Fernando Guimarães Kevano, morreu na manhã desta quarta-feira, aos 86 anos de idade, vítima de doença.
Dom Fernando Kevano nasceu na aldeia de Odime, município do Cunahama, aos 14 de Agosto de 1936. Foi ordenado sacerdote a 2 de Julho de 1970, em Omupanda, trabalhando nas missões do Cuamato, Môngua, Omupanda, Mupa, Kafima e Ondjiva.
De 1977-1980 foi vice-reitor do seminário maior de Cristo Rei, 1entre 980-1886 vigário geral da Diocese de Ondjiva.
Em 1986 foi agraciado com o título de Monsenhor e Administrador Apostólico de Ondjiva.
Eleito bispo de Ondjiva a 14 de Abril de 1988, foi ordenado a 3 de Julho do mesmo ano, na Igreja da Laje, na cidade do Lubango, província da Huila.
Renunciou ao governo pastoral no dia 23 de Novembro de 2011, passando a reforma por limite de idade.
Entretanto, o Bispo da Diocese de Ondjiva, Dom Pio Hipunhati, lamentou a morte do primeiro bispo da província, destacando os seus feitos durante os seus 41 anos de pastoreio a frente da Diocese de Ondjiva.
O prelado considerou o bispo emérito como homem de fé, esperança e intercessor, sempre preocupado com o bem-estar social, espiritual e do desenvolvimento integral do seu povo.
Dom Pio Hipunhati disse que os seus feitos no seio da Conferência Episcopal, são incontáveis, realçando a formação do clero local até a criação de obras sociais, sobretudo na formação do homem, nas acções da educação e da saúde.
“Dom Kevano foi um pai, irmão e amigo, com quem se podia contar em todos os momentos, por isso estamos tristes sim, mas gratos por aquilo que ele nos ensinou”, enfatizou.
Destacou o papel desempenhado pelo Bispo Emérito, no período de conflito armado, sobretudo na década de 80, quando a administração do Estado foi transferida a Castanheira de Pera.
"Como sabem, o Cunene ficou aproximadamente 10 anos sem o governo e durante este período foi responsável pela solicitação de apoio e coordenação das ajudas humanitárias provenientes do exterior e da castanheira de Pera", disse.
Acrescentou que Dom Fernando Kevano é uma das figuras mais marcantes na província do Cunene.