Luanda – A actriz angolana Helena Palma Augusto faleceu, na madrugada desta quarta-feira, em Luanda, vítima de uma paragem cardíaca.
Helena Augusto era encenadora e directora do grupo teatral Moral Viva, conhecida nas lides culturais como a “Mãe do Replay”.
Segundo Artur Pop, integrante do grupo, a actriz era hipertensa e teve uma crise na sua residência que resultou na morte.
“Conheci ela em 2006 no grupo Moral Viva, onde era encenadora e professora de teatro. Foi a primeira pessoa a me dar força para fazer um casting, coisa que não gostava. Perdemos uma grande mãe”, frisou.
A actriz tem mais de 30 anos de carreira e já trabalhou em vários projectos ligados à cultura angolana, como teatro, novelas e séries, tendo se notabilizado na série “Família do Replay”.
Nascida a 1 de Novembro de 1975, na província de Luanda, Helena Augusto era viúva, deixa quatro filhos e seis netos.
A actriz entrou para o mundo das artes por meio de uma amiga, começando pela dança. Em 1990 foi convidada a ingressar no Grupo de Teatro Oásis da Angohotel que mais tarde veio a tornar-se Oásis da Base Área de Luanda.
Em 1997 foi convidada para fundar o Grupo Teatral Moral Viva, afecto à Paróquia de São Pedro Apóstolo, localizada no bairro Prenda (Luanda), onde trabalhou como directora artística e encenadora.
Ao longo da sua carreira, a actriz participou em várias séries e novelas televisivas de Angola, usando personagens como a Prima do Papa Ngulu (Papa Ngulu e Chico Cachico) e a Tia do Momó (No Cubico dos Tunezas). MEL/OHA