Menongue - Mais de três mil efectivos dos órgãos do Ministério do Interior (MININT) estão mobilizados para o asseguramento da quadra festiva 2024-2025, nas províncias do Cuando e do Cubango.
Trata-se de efectivos da Polícia Nacional, Serviço Penitenciário, Serviços de Protecção Civil e Bombeiros e Serviço de Migração e Estrangeiros, cuja formatura geral de lançamento das forças e dos meios que serão utilizados durante a quadra festiva, aconteceu hoje, segunda-feira, na Unidade da Polícia de Intervenção Rápida (PIR).
Em declarações à imprensa, no final da formatura, o porta-voz da Operação da Quadra Festiva do Comando da Polícia Nacional, superintendente-chefe Alberto Pacheco, disse que esta operação irá terminar no próximo dia 5 de Janeiro de 2025 e as condições humanas, logísticas e de meios estão criadas para o êxito do processo.
Em termos de criminalidade, Alberto Pacheco indicou que os bairros com maior índice na sede capital do Cubango, Menongue, nomeadamente São Paz, Pandera Kavikiviki e 4 de Abril merecerão maior atenção ao longo da quadra festiva, com a distribuição de destacamentos policiais.
Apontou que os crimes mais frequentes nesta época do ano são os homicídios, agressões à integridade física, agressões sexuais, roubos e furtos.
Sublinhou que os órgãos do Ministério do Interior, para um asseguramento efectivo, contam, em primeiro lugar, com a pronta colaboração da população local, através de denúncias de eventuais casos que venham a perturbar a ordem e a tranquilidade pública numa determinada localidade.
A formatura foi testemunhada pelo Delegado Provincial do Ministério do Interior e comandante da Polícia Nacional nas províncias do Cuando e Cubango, comissário José Alberto Chinhama. ALK/PLB