Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mobilidade e água potável dominam encontro entre autoridades tradicionais e GPL

     Sociedade              
  • Luanda • Quarta, 15 Maio de 2024 | 20h17

Luanda – O governador provincial de Luanda, Manuel Homem, abordou esta quarta-feira, com as autoridades tradicionais, questões ligadas à mobilidade e ao fornecimento de água potável nas distintas localidades da província.

O governante recebeu em audiência o rei do Bailundo, Tchongolola, e os sobas João Adão, Morais João, Coutinho Lemos, Pedro Domingo João Gonga e Mariana António Salvador.

Em declarações à imprensa, o governante avançou ser o primeiro encontro com o grosso das autoridades tradicionais de Luanda.

Enfatizou que o mesmo serviu para avaliar a situação da província e a relação entre o Estado e autoridades tradicionais residentes na capital do país.

Anunciou, para os meses de Junho e Julho, a realização do encontro provincial com as autoridades tradicionais que servirá para alinhar às acções a nível da província.

Sobre o encontro com o rei do Bailundo, disse que decorreu à margem da jornada promovida pelo Palácio de Ferro, destinada a homenagear a cultura do Reino do Bailundo, tendo considerado “um grande momento e uma soberana oportunidade”.

O momento, acrescentou o governante, serviu para exprimir a gratidão e satisfação pela visita do rei à província de Luanda e partilhar as acções em curso nesta urbe.

Em breves declarações, o rei salientou que participam no resgate, preservação, valorização e divulgação da identidade cultural angolana.

Agradeceu a forma como a província de Luanda está a ser dirigida. “Viemos dar os nossos agradecimentos pelo bom trabalho que tem levado a cabo a nível da província de Luanda”.

Na ocasião, o soba João Adão reiterou que apresentaram preocupações relacionadas à mobilidade e a carência de água potável na província.

"Cada preocupação resolve-se no seu devido tempo. Estamos alegres com as respostas que recebemos do governador, uma vez que temos um caminho a seguir juntos”, disse.

Para o soba, a autoridade tradicional não pode ver o governo como um adversário, mas sim como um parceiro, uma vez que o papel destas incide em aconselhar e ajudar nas situações das comunidades. AB/OHA





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Programa "JOBE Angola" chega à província de Benguela

 Quarta, 19 Fevereiro de 2025 | 11h32

Donald Trump culpa Ucrânia por guerra com Rússia

 Quarta, 19 Fevereiro de 2025 | 11h19

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+