Soyo - A miss porto do Soyo 2024, Esperança Mafalda Pedro, assegurou, esta sexta-feira, que durante o seu mandato vai, em colaboração com a comunidade local, engajar-se em acções solidárias.
De 24 anos de idade, a jovem que representa a empresa portuária, manifestou essa intenção quando apresentava o seu programa de acção aos trabalhadores do Porto do Soyo, numa cerimónia que decorreu no auditório da instituição.
A miss porto do Soyo foi uma das categorias inseridas no concurso Miss Zaire/2024, sob proposta da Empresa Portuária do Soyo (EPS-EP), cuja gala de eleição realizou-se no dia 28 de Agosto do ano em curso, nesta cidade petrolífera.
Natural do município do Nzeto, Esperança Pedro explicou que o seu projecto visa promover a consciência social, a educação, o engajamento comunitário e o voluntariado.
Empoderar as mulheres proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos que permitam torná-las líderes e agentes de mudança em suas comunidades constituem, igualmente, os principais objectivos do seu programa.
Prometeu promover, também, campanhas de consciencialização sobre questões ambientais e de segurança rodoviária, bem como valorizar a cultura e a tradição local.
Campanhas de limpeza de cidades, vilas e praias, assim como a distribuição de sopa às comunidades vulneráveis, constam igualmente das acções a ser desenvolvidas por Esperança Pedro, sem descurar a educação sobre saúde sexual dirigida a jovens e adolescentes nos municípios do Soyo e Nzeto.
Disse contar com o patrocínio da empresa promotora para materialização dessas acções inseridas no seu projecto que vai até ao dia 30 de Dezembro deste ano. PMV/JL